Depois de 2 anos de pandemia e da transformação de muito do nosso quotidiano, o ano de 2022 trouxe uma maior valorização do conforto, das formas orgânicas e das fibras naturais no geral. Mas vamos analisar, mais em pormenor, quais as tendências de decoração para 2022:
Este estilo lidera todas as tendências de 2022 e destaca-se pelo conforto, reunindo elementos que já estão na ordem do dia há algum tempo como é o caso das fibras naturais, iluminação natural, almofadas e móveis aconchegantes. Este estilo adapta-se às preferências de cada indivíduo, havendo quem se sinta confortável e realizado num sofá confortável ou num ambiente agradável no escritório da casa. Ou seja, a tendência será para adaptar e personalizar ainda mais os diferentes espaços da sua casa para que vão ao encontro das necessidades de cada um.
A pandemia transformou também a nossa forma de ver e sentir as nossas casas, e a funcionalidade das mesmas ganhou um papel de destaque, tendo havido muitas remodelações com este objetivo. Assim, os espaços abertos e polivalentes estão em voga, e os open spaces (com cozinha, zona de refeições, sala de estar e até espaços de trabalho) vieram para ficar. São ambientes amplos, muito confortáveis, fluidos e bem iluminados e sem barreiras visuais e por isso promovem uma dinâmica familiar mais próxima e propícia à socialização e convívio.
Depois de muitos anos esquecido, o dourado reaparece em grande destaque nas tendências para 2022. Esta é uma cor que reflete sofisticação e elegância e representa abundância. Em 2022 aposta-se no dourado num estilo mais minimalista, como metais e pequenas peças douradas como luminárias que dão um estilo mágico e requintado a qualquer decoração.
O retrô tem sido muito utilizado e prevê-se que continue a ser durante 2022, apelando às memórias afetivas. Mas este retrô utiliza-se agora integrado em ambientes contemporâneos ou, pelo contrário, na decoração de espaços rústicos ou clássicos com peças modernas. É uma dicotomia que puxa pela imaginação na melhor integração de estilos tão diferentes, mas tão complementares. Há, por isso, uma maior procura por peças de madeira feitas à mão, objetos com história, produtos antigos e reutilizados.
Esta foi uma tendência que começou no início da pandemia há 2 anos atrás, provavelmente para substituir o contacto exterior com a natureza que ficou um pouco esquecido, e a realidade é que é uma tendência que se manteve e prevê-se que continue para um futuro longínquo. Começámos por comprar uma planta e de repente já temos largas dezenas de plantas em casa, tendo-nos especializado em botânica para ter as plantas mais bonitas e felizes das redondezas.
A realidade é que, entretanto, percebemos o quão importantes podem ser as plantas nas nossas habitações, tanto em termos de design interior como de bem-estar, além de serem um hobby relaxante e de limparem o ar das nossas casas. Os jardins verticais e os jardins de inverno começaram a ser mais incluídos nos projetos de design e o verde está, assim, ainda mais presente nas habitações.
Já contou quantas plantas tem em casa e quantas mais deseja adquirir?
Há uma maior procura por grandes formatos, por exemplo nos sofás, nas mesas de refeição e nos quadros.
As fibras naturais em várias cores estão em destaque nas tendências para 2022, tal como outros elementos da natureza como é o caso das estampas com flores, insetos e animais.
Importante também não esquecer os materiais naturais como o rattan, a verga (vara ou haste do vimeiro) ou o bambu. Estes materiais criam uma atmosfera leve, um pouco boémia, e têm muitas vezes a presença de elementos mais sofisticados e modernos que servem como contraste.
Os tons terrosos que nos remetem para a natureza – marrom, terracota e beges – também estão em destaque nas decorações de 2022, tal como a aposta na argamassa que reforça o aspeto natural do design de interiores. Os painéis de madeira estão também a ser muito utilizados, apelando à reconexão, transformação e preservação da Terra e reforçando a fluidez do ambiente.